domingo, 22 de março de 2009

Esclarecimento

A TEM é uma instituição independente, de solidariedade social, que não tem qualquer ligação a outra qualquer instituição, independentemente do seu cariz. Prezamos a nossa independência e sempre faremos o que estiver ao nosso alcance para a mantermos, nunca faremos depender as nossas decisões de politicas externas, alheias aos nossos princípios e estratégias.

Representamos os nossos associados e, genericamente, lutaremos pelos direitos dos doentes com Esclerose Múltipla e doenças Neurodegenerativas. Qualquer tentativa de colagem do nosso nome a outra qualquer instituição é pura especulação e demagogia que repudiamos e muito nos indigna.

Prezaremos sempre que a nossa tomada de decisões estejam conforme os nossos princípios orientadores, sempre de acordo com o consenso estabelecido nas assembleias gerais, as quais, na nossa instituição, são o local privilegiado para todos se manifestarem, emitindo a sua opinião. Respeitamos o direito e liberdade de manifestação e expressão, conforme a carta dos direitos do homem refere e vertida na constituição da República Portuguesa.

Pela Direcção

João Cálix

3 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos,

A propósito da Esclerose Múltipla, gostava de partilhar convosco uma situação lamentável que está a acontecer na região de Leiria e que está a prejudicar 45 doentes com esta doença, entre os quais o meu tio, e poderá vir a atingir muitos mais.
Na semana passada, a Administração do Hospital de Santo André EPE retirou da farmácia hospitalar o medicamento que os pacientes utilizavam há já mais de uma década, substituindo-o por outra terapêutica. Os médicos continuam a prescrever o tratamento habitual, mas os farmacêuticos ignoram as receitas e trocam o medicamento sem que o doente nada possa fazer.

Indignados, alguns desses doentes manifestaram-se frente à porta do Hospital exigindo respostas da Administração sobre a retirada abrupta do medicamento. O hospital na altura prometeu aos doentes que o medicamento utilizado até então seria reposto na farmácia mas até agora nada mudou.

Esta é uma doença crónica, com a qual não é nada fácil lidar, que afecta não apenas os doentes, mas familiares, amigos e sociedade, de uma forma geral.

Agora é Leiria mas daqui a algum tempo poderá ser outra cidade e outros doentes a terem a sua qualidade de vida prejudicada!
Cristina Gomes

cristina gomes disse...

Estamos a realizar uma petição contra a retirada de medicamento para esclerose múltipla do Hospital de Santo André, em Leiria.
O medicamento - Betaferon - estava a ser utilizado por cerca de 45 doentes da região há já quase dez anos. Não percebemos a razão da substituição deste medicamento que estava a ter boa aceitação junto dos doentes, nem o porquê de não deixarem às pessoas a possibilidade de optarem entre o medicamente até então utilizado e o novo.
Ambos os medicamentos têm o mesmo principio activo, embora a forma de administrar seja muito diferente. O medicamento que tem sido utilizado pelos doentes desde 1999, é administrado através de um auto-injector, com uma agulha reduzida, de fácil manuseamento. Ao passo que o medicamento de substituição tem um injector semelhante ao que era utilizado há 10 anos atrás, implicando um maior manuseamento de agulhas (52), com maior risco de contaminação.

Esta situação como podem compreender está a afectar a qualidade de vida dos doentes. É precisamente para devolver essa qualidade de vida às pessoas que precisamos do seu apoio.

Contamos com a sua assinatura.
http://www.peticao.com.pt/betaferon-hospital-de-santo-andre

Obrigada a todos.
Cristina Gomes

Anónimo disse...

Boa tarde,

sou Terapeuta da Fala e gostaria de enviar a minha candidatura para possível integração na equipa multidisciplinar. Gostaria de saber para onde devo enviar o meu currículo.

Com os melhores cumprimentos,

Laetitia Esteves

P.S: Fica o meu mail: laetitiaesteves@hotmail.com