terça-feira, 29 de julho de 2008

O que é a TEM?

Fundada em 2008, a TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla, é uma associação de âmbito nacional e sem fins lucrativos. A sua sede provisória é na junta de Freguesia da Sé, sita na Rua D. Afonso Henriques nº1, 4700-030 Braga. E tem como objectivos prioritários:
apoio aos doentes de Esclerose Múltipla (EM) que podem albergar doentes de outras patologias do foro neurológico (Alzheimer, EM e Parkinson), procurando proporcionar-lhes as melhores condições de tratamento e a mais rápida e completa reinserção sócio-profissional;
organização de campanhas, actuando não só a nível da comunicação social mas também através de uma acção sensibilizadora junto do público em geral;
promoção da investigação científica e da partilha de conhecimentos, em todos os campos relacionados com o tratamento do doente de EM.

A TEM privilegia a multidisciplinaridade e o trabalho em equipa, sendo constituída por doentes e seus familiares, por profissionais de saúde de diversos ramos e categorias laborais (médicos, enfermeiros, psicólogos, etc.) e por profissionais de outras áreas (assistentes sociais, advogados, etc.), estando aberta à participação de todos aqueles que, directa ou indirectamente, pretendam contribuir para a prossecução dos seus fins.

Pretende criar um Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas (CMDN), em particular para a EM, que pretende dar apoio aos doentes e familiares, privilegiando a multidisciplinaridade, assistida por todas as valências com neurologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, apoio jurídico, etc. Pretende igualmente funcionar como centro de dia para os doentes, que por razões de saúde, já não tenham ocupação profissional.

11 comentários:

Anónimo disse...

Queria dar os parabéns pela iniciativa e desejar as maiores felicidades, para este projecto de enorme utilidade.
Um abraço
Paulo Adrego

Anónimo disse...

Bom dia,

Não quero ser desmancha prazeres, acho que é de louvar sempre as pessoas que tentam fazer algo mais por um mundo melhor para todos.

Só que, o país é pequeno e o dinheiro é pouco... será sensato criar outra associação? Já temos duas, que eu tenha conhecimento, e quantas mais associações, mais as pessoas se dispersam - ou seja, mais os esforços e dinheiro se dispersam, mais as pessoas ficam baralhadas sem saber de qual ser sócia...

A mim parece-me uma coisa que tem boas intensões, não sei se será a melhor opção. Uma associação tem muitos encargos - sejam monetários, sejam de trabalho em geral - e, por isso, muitas vezes é mais fácil abrir núcleos de uma organização já estabelecida, do que andar a puxar a atenção, o dinheiro e o esforço das pessoas, cada organização para seu lado, perdendo, todas, força.

Fica a sugestão.

Boa sorte!

Salomé

Sofia disse...

Só para dizer que acabei de pôr um link para este blogue no meu blogue :) Porque toda a divulgação nunca será suficiente!

Beijinhos

Sofia

Anónimo disse...

Olá!

Muitos parabéns pela iniciativa! Embora eu também pense como a Salomé, tentei entrar em contacto com a SPEM, para que se possa criar um núcleo no interior norte (Chaves, Mirandela, Vila Real) o mais centralizado possível tentando abranger o maior n.º de concelhos e não se mostraram muito (ou mesmo nada) interessados.
Espero que possam ser uma grande ajuda a todos aqueles que precisam.
Cumprimentos,
Afonso

Paulo Alexandre disse...

Boa tarde
Sra. D. Salomé
Sr. Afonso,

Ter duas ou três ou quatro associações de EM, não quer dizer que façam as mesmas coisas e que invistam nas mesmas áreas.
Quantos centros multidisciplinares de doentes neurodegenerativos conhecem?
Do meu ponto de vista tem toda a razão quando diz que se deveria criar núcleos, nós defendemos o mesmo, desde que os núcleos tenham alguma autonomia.
Como exemplo do que se pretende desenvolver veja-se a Asociación Ourensana de Esclerosis Múltiple, ELA, Parkinson y otras enfermedades Neurogenerativas (www.aodem.com).

Paulo Alexandre da Silva Pereira

Anónimo disse...

Olá,
obrigado pelo convite e parabéns pela excelente iniciativa!

Bom, é assim eu neste momento não posso ajudar, a nível de dinheiro, visto estar desempregado. Mas estou a inteira disponibilidade para tudo o que necessitem, desde manutenção de blog e/ou site até a construção, de ajuda para ideias para angariar alguns fundos (que até já tenho) para a TEM, e tudo o que estiver ao meu alcance!!

Cumprimentos, e até sempre!

TEM - Assoc. Todos Com a Esclerose Múltipla disse...

Em relação a Salomé e ao Afonso

Será que as associações existentes
querem crescer e se sim em que moldes? Os nucleos seriam interessantes e abrageriam o país inteiro..mas... quem gere, as pessoas locais ou alguém que está longe, que manda em tudo e em todos?

Como disse o Paulo, umas associações não inviabilizam as outras, e quem sabe, um dia, com outras direcções, não se crie um algo mais forte e unificado, em benefício de todos as pessoas com EM, que é esse o fundamento e a razão de existir desta nova associação TEM e das outras.

Ao Leonel
Obrigado pelo apoio e ajuda oferecida, para já temos que estabilizar, criar fundações com alguma solidez para podermos caminhar no sentido de podermos melhorar um pouco que seja a vida das pessoas com EM.

Em relação as tuas ideias escreve para o email da TEM tem.assoc@gmail.com
para assim podermos partilha ideias e nos irmos conhecendo melhor

Abraço
Francisco

pedro disse...

Caros doentes,familiares e amigos,felizmente não sou doente da EM,nem tenho familiar nenhum com esta doença,mas sou um incondicional apoiante desta nova associação,visto a mesma ter necessidade de se formar devido aos entraves colocados pela SPEM,sei que lhe foi cedida á SPEM em Braga,instalações provisórias na Junta de Freguesia da Sé,com todo o apoio logisto,e de secretaria.
Tambem sei que quem estava reswponsavel fez um trabalho extraordinário,pena é que em como quase tudo neste pais fique centralizado em Lisboa,e depois não reconheçam o trabalho desenvolvido pelos Nucleos,Assim desde a proposta de formação des TEM,que estou atento ao seu desenvolvimento para futuro apoio.

UmAbraço amigo
Pedro

Paulo Alexandre disse...

Caro Pedro,

A criação da TEM nada tem a ver com outras associações.

Um grupo de pessoas da região norte, por vários motivos, sentiu a necessidade de criar uma nova associação para investir em áreas que mais afectam as pessoas na região norte. Nesta primeira fase, estaremos mais dedicados ao distrito de Braga. E queremos verdadeiramente uma estrutura em rede, isto é, com delegações verdadeiramente autónomas como prevêem os nossos estatutos.

Curiosa Qb disse...

Louvo esta importantíssima inicitiva. Já divulguei pelos meus contactos e em post no CC&Cª.

Mal tenham mais informações sobre a TEM (por ex, confirmação e local dos espectáculos, NIB para eventuais donativos, etc.) contem com a minha divulgação e apoio.

Um abraço e continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Sou recem licenciada em fisioterapia, tenho acompanhado algumas reuniões e palestras realizadas pela associação. Falei directamente com alguns membros da associação, deixando inclusive o meu curriculo ao pesidente João Calix. Apenas queria salientar que o vosso projecto é excelente e que podem contar com a minha ajuda para a parte da fisioterapia. Boa sorte