Somos um dos três finalistas, do distrito de Braga, ao programa da SIC, "A Nossa Terra Quer" – http://sic.aeiou.pt/online/sites%20sic/sicporportugal. O nosso projecto inclui todo o equipamento de fisioterapia e terapia ocupacional, para o Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas (CMDN) - Alzheimer, EM e Parkinson, que pode albergar doentes de outras patologias (AVC, Oncológicos).
Nesta fase, gostaríamos que divulgasse a nossa iniciativa pela sua lista de emails, texto em anexo, em especial no seu blogue. Somos uma Associação Particular de Solidariedade Social que nasceu em 6 de Outubro de 2008 e, como ainda é muito jovem, necessita de muitos apoios, em particular nesta fase conturbada da economia, pois ainda não temos qualquer apoio do Estado. Necessitamos de todos os apoios.
No dia 9 de Fevereiro, pelas 14h30 na nossa sede, Rua André Soares 216, uma equipa da SIC vai realizar filmagens, com o objectivo de a TEM defender o seu projecto e sensibilizar o público a votar nele.
Na 1ª quinzena de Março, estará no ar os depoimentos / necessidades dos três projectos finalistas pelo distrito de Braga. Todas as pessoas podem votar durante quinze dias e o seu voto é muito importante. No início do mês de Março a SIC disponibiliza um número de telefone para se poder votar. No programa Fátima Lopes, será anunciada a votação dos finalistas do distrito de Braga, bem como no site. Em simultâneo, vai estar um camião da SIC em Braga (2ª semana) e Guimarães (1ª semana).
Está em curso a criação do CMDN que pretende aglutinar as várias disciplinas dos doentes com Alzheimer, EM e Parkinson, privilegiando a multidisciplinaridade assistida, por todas as valências com neurologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, apoio jurídico, etc., que pode albergar doentes de outras patologias (AVC, Oncológicos). Um Centro de Dia que funcionará para os doentes, que por razões de saúde, já não tenham ocupação profissional.
Como exemplo do que se pretende desenvolver, veja-se a Asociación Ourensana de Esclerosis Múltiple, ELA, Parkinson y otras enfermedades Neurogenerativas (www.aodem.com).
Pretende-se que o CMDN trabalhe numa visão global do homem na sociedade, com o objectivo de resgatar a dignidade, a cidadania e a independência do indivíduo doente, através da orientação dos seus direitos, benefícios e da sua reinserção na vida social.
Queremos actuar juntamente com a equipa interdisciplinar, trazendo o doente para a sua realidade, com as suas limitações, auxílio no ingresso ao processo de aceitação da patologia e do novo modus vivendi, descoberta de novas fontes de satisfação e elevação da auto-estima.
Nesta assistência, um dos objectivos é que a recepção ao doente, ou seus familiares, que chegam pela primeira vez ao CMDN, seja feita por uma assistente social. No acolhimento ao doente serão disponibilizadas informações sobre os seus direitos, orientações sobre a EM, em particular, e sobre a instituição e os procedimentos para a participação dos programas de reabilitação e entretenimento no Centro. Procuramos proporcionar aos doentes as melhores condições de tratamento e a mais rápida e completa reinserção sócio-profissional (reabilitação, apoio psicológico, apoio social, apoio jurídico, formação, terapia ocupacional, desporto e lazer, …). Em geral, queremos contribuir para melhorar as condições de vida destes doentes e, em particular, dos de esclerose múltipla e das pessoas que com eles convivem, através de todas as acções que se afigurem oportunas.
Contamos com a colaboração do Laboratório de Neuropsicofisiologia do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho no apoio psicologico (consultas, estudos).
Em colaboração com o Departamento de Matemática para a Ciência e Tecnologia da Universidade do Minho e o Serviço de Neurologia do Hospital de São Marcos, candidatamo-nos à Fundação para a Ciência e Tecnologia para a realização um estudo epidemiológico (incidência / prevalência) da doença e analisar o seu impacto no distrito de Braga, em Portugal não existe nenhum estudo epidemiológico sobre a EM.
O Departamento de Direito da Universidade do Minho e três Advogados de Braga, garantem o esclarecimento sobre os direitos dos doentes e associados da TEM, bem como apoio jurídico (consultas).
O Centro pretende contribuir para colmatar as lacunas existentes nesta área em Braga e no país.
Somos uma recente associação de utilidade pública que não espera que o Estado resolva todos os problemas e tenta ser mais uma opção para quem destes serviços necessita. Estamos a começar e, como tal, ainda temos muito pouco.
Este projecto é baseado nas pessoas e para as pessoas.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário